sexta-feira, 24 de maio de 2013

Maturidade Esportiva


Muito se falou sobre a confusão gerada ao final da partida entre São José e Flamengo, válida pela fase semifinal do NBB 2012/13, ocorrida nesta quinta-feira. Por outro lado, pouco se falou sobre o jogo em si, visto que a briga protagonizada por atletas e membros de ambas as comissões técnicas obteve um impacto muito mais elevado nos noticiários e nas opiniões dos diversos amantes do esporte nas redes sociais. Com frequência os termos “barbárie”, “bagunça”, “lastimável”, “vergonha”, “confusão”, “papelão”, “ridículo”, entre vários outros podem ser lidos nos comentários e postagens on line.

O basquetebol brasileiro tem dado mostras de ganho de qualidade tanto do ponto de vista técnico-tático, como nos aspectos extraquadra. A organização da principal competição do país tem sido bem recebida e com boa dose de credibilidade. Há muito a se melhorar, mas penso que focar demasiadamente naquilo que falta, significa desconsiderar aquilo que já foi (ou está sendo) feito. O episódio em destaque no momento é uma prova disso. O jogo (que não pude assistir, mas li as matérias e os comentários) parece ter sido um clássico jogo de playoff de alto nível: do começo ao fim acirrado, intenso, ou como se diz na gíria esportiva, “pegado”. Eduardo Agra, ex-jogador e ex-técnico, e hoje comentarista da TV Espn, rotineiramente agrega um adjetivo às faltas mais duras que ocorrem nesta fase eliminatória do campeonato da NBA: “Esta foi uma típica falta de playoff!”.  Pois é. Espera-se um jogo mais físico e mentalmente mais desafiador para quem chega até lá. E o desafio mental parece ser justamente o ponto nevrálgico do atleta brasileiro, infelizmente uma característica não exclusiva dos “basquetebolistas”.

Nos espelhamos na NBA para termos uma fórmula de disputa similar; uniformes com modelos (cortes e designs) parecidos; premiações e jogos festivos no melhor american style possível; mascotes que agitam as torcidas e alegram a garotada; intercâmbio com atletas e treinadores estrangeiros; mas ainda nos falta aprender a superar o “mental challenge”. O basquete americano é famoso por seu hábito de fazer o chamado “trash talking”, ou seja, as provocações verbais quem nem sempre são flagradas pela captação de áudio das incontáveis câmeras de TV. 

Kevin Garnett e Kobe Bryant, típicos "trash talkers"
Atleta brasileiro tem muita dificuldade de lidar com este tipo de situação. Lá na América de cima, as provocações resultam em intimidação emocional do adversário, que se vê subjugado, ou no sentido oposto, servem de combustível emocional para fazer saltar o “olho de tigre”, expressão popularizada nos primeiros filmes de Rocky Balboa.

Recentemente, o New York Nicks vencia a série do playoff contra o Boston Celtics por 3 a 1. O quinto jogo era em Nova Iorque, e tudo indicava que a classificação seria consolidada no Madison Square Garden frente à sua fanática torcida. Para apimentar a disputa, dois jogadores dos Nicks sugeriram que o time todo deveria ir para o ginásio vestindo agasalhos pretos, como se estivessem lá para “celebrar” o funeral do Celtics. Os companheiros de equipe curtiram a ideia, e assim foram vestidos. 
Jogadores do NY Nicks vestidos para o "funeral do Celtics"


Houve provocação? Sim, sem dúvida. De mau gosto até, visto que poucas semanas antes a cidade de Boston ganhava as manchete nos noticiários internacionais por conta as explosões de duas bombas durante a tradicional Maratona de Boston (OK, fiquem à vontade para desconsiderar esta minha enviesada opinião de torcedor dos Celtics...). Mas, enfim, qual foi o efeito disso sobre os jogadores? Uma devastadora atuação que levou à vitória dos Celtics, e que prorrogou a série em mais uma partida.

E na América de cá, o que houve? Provocações provavelmente muito mais simples conduziram a uma absurda briga no NBB. Não vou falar dos personagens envolvidos na confusão, porque sinceramente acho que não merecem nem mesmo ser citados. Experiência e serenidade não andam juntas no esporte brasileiro. Não dá pra provocar sem esperar resposta. Mas os limites devem ser respeitados. “Se não sabe brincar, não desce pro playground!”.

6 comentários:

  1. http://globoesporte.globo.com/basquete/nbb/noticia/2013/05/pivo-de-briga-fulvio-acusa-estrategia-do-fla-um-rodizio-para-me-provocar.html

    Esse link mostra os dois lados da moeda, um lado é um jogador que demonstra ser fraco emocionalmente, que se desestabiliza com as provocações dos adversários. O outro lado são os jogadores que utilizam de artemanhas para desastabilizar o jogador que eles sabem que é fraco emocionalmente.
    Mas essas artemanhas não existe só no basquete brasileiro como foi citado no texto. Quem nunca fez uma provocação a um adversário em uma pelada jogada entre amigos, muitas vezes essas provocações também acabam se tornando em brigas.
    A diferença do NBB para as peladas de rua é que as brigas em quadras profissionais a repercussão é muito maior e sempre tem um julgamento no tribunal de justiça que pode acarretar uma suspensao dos jogadores brigões, o que prejudica a sua equipe.
    Acho que falta preparo para os jogadores saberem lidar com essas provocações e usar isso para se motivar.
    A reação que os jogadores tiveram ontem levaram a invasão da quadra pela torcida o que poderia se tornar uma tragédia. Além disso, gera um medo de retaliação para o próximo jogo, tanto que a torcida do São José cancelou a viagem ao Rio de Janeiro para assistir o último jogo da série.
    Se for analisar acho que essa é a principal coisa que precisa ser melhorada no NBB, pois todo ano a gente ver essas confusões acontecendo. Espero que para os próximos anos isso mude pois o basquete brasileiro evoluiu muito nesses anos e isso ainda é coisa do século passado.

    ResponderExcluir
  2. Não sei por que não temos o hábito - da prática - do ante doping no basket. Qual é o medo ?? É custo, mais uma despesa ??

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente que não se deve valorizar o que falta... deixando isso em ênfase, e esquecendo de destacar o Basquetebol, principalmente nos noticiários. Aqui em Sergipe aconteceu algo parecido, onde uma briga causada na arquibancada gerou mais repercussão que a própria competição em si. Para as emissoras de Tv o ibope é maior se noticiar e criticar a confusão.

    ResponderExcluir
  4. Olá, moro em Aracaju e tenho algumas dúvidas e ficaria bastante grato se fossem possíveis alguns esclarecimentos:

    1) Essas recomendações do seu site são para o caso de um desvio patelar lateral, correto (patela para fora)? O médico confirmou a condromalacia para o caso de a patela estar desviada para dentro. Seria um desvio medial?

    2) No caso de tal desvio medial (se essse for o nome correto), o que foi indicado pelo médico é que devem ser fortalecidos o vasto lateral, os rotadores externos de quadril e abdutores. O que seria mais recomendado: CCF ou CCA? Quais seriam os exercícios mais recomendados para focar na hipertrofia desses músculos? E o que deveria ser evitado (como nas angulações de cadeira exetensora, por exemplo)?

    3) Procurei muito sobre e, mesmo não sendo da área, tenho tentado ler artigos de congressos (nacionais e internacionais), mas ainda está muito difícil achar algum programa de treinamento bem definido, que leve em conta um programa que foque nos músculos para esse desvio medial. Vcoê recomendaria algum especialista ou você trabalha com essa espécie de servico de consultoria online? No caso, eu poderia passar o laudo médico (quem tem a especificação exata, junto com a recomendações dos músculos exatos a serem focados), o raio-x e ressonancia e poderia ser combinada a contratação desse serviço para que eu recebesse um programa de treinamento de acordo com a solicitação médica? No caso, o médico apenas indicou movimentos a serem evitados e solicitou hipertrofia dos músculos específicos, mas não montou ou indicou um profissional para fazer o programa completo da parte inferior do corpo, focando nos músculos em questão. Nesse caso, o programa teria que ser montado para uma pessoa que fosse iniciar as atividades na academia, tendo os desvios do tipo medial (para dentro) nos dois joelhos, ambos grau 1 e um pouco mais destacado no joelho direito.


    Muito grato e parabéns pelo site!

    ResponderExcluir
  5. Visite nosso site de replicas de relógios sp somos os maiores vendedores do google todos produtos são classe AAA replicas de relógios rolex, replicas de relógios tag heuer, relogios sp, replicas de relogios sp, nos faça uma visita venha em uma de nossas lojas em sp...


    Nossos parceiros em telas mosquiteiras importadas dos estados unidos, não propaga chamas, fungos ou mofos, são telas de fácil limpeza e protegem sua família contra picadas de insetos, principalmente os mosquitos da dengue.Telas mosquiteiras litoral norte, telas mosquiteiras sp, telas mosquiteiras ubatuba, telas mosquiteiras ilha bela, telas mosquiteiras ilha comprida, telas mosquiteiras granja vianna, telas mosquiteiras alphaville, telas mosquiteiras cotia, telas mosquiteiras jundiai

    ResponderExcluir