terça-feira, 29 de maio de 2012

Arbitragem Brasileira

Até que ponto um árbitro decide uma partida de basquetebol? Na minha opinião, o peso dos erros cometidos pela arbitragem é consideravelmente menor do que o dos erros cometidos pela equipe. Árbitros erram, e não erram pouco. Mas, quem se preocupa com a complexidade da função do árbitro? Na maioria das vezes, o árbitro é aquele ser que quando é discreto ou é taxado de omisso ou dizem que ele teve um jogo fácil para apitar. Quando participa bastante, dizem que ele quer aparecer mais do que os jogadores. O árbitro nunca satisfaz o público. Ao longo do NBB 2011/2012 uma experiência (pra mim, muito bem vinda!) foi adotada: alguns árbitros utilizaram um microfone na lapela e assim, nós que assistimos os jogos pela TV tivemos a oportunidade de acompanhar a interação dos árbitros com atletas e técnicos. Não sei se os árbitros mudaram sua maneira de agir em quadra por conta disso, mas achei muito instrutivo ver como eles lidam com as reclamações dos atletas, várias vezes de modo simpático e até divertido, tornando o clima tenso da disputa mais ameno. Penso que pra quem é árbitro e ainda não teve oportunidade de atuar ao lado de árbitro com experiência internacional, o aprendizado foi grande.

O papel do árbitro é complexo. Só pra se ter um ideia, o trio de arbitragem pode ser responsável por mais de 180 tomadas de decisão ao longo de uma partida de categoria adulta em nível amador. Cada decisão tomada pelo árbitro, seja a marcação de uma falta, violação ou o entendimento de que o lance foi normal, gera influências no resultado final do jogo. As preparações física, técnica e emocional do profissional de arbitragem devem ser constantemente treinadas e avaliadas. Uma noite de sono mal dormida afeta seu desempenho, assim como uma alimentação ruim. Contudo, parece que o bom senso para encarar cada situação estressante no jogo tem sido o grande diferencial. Tivemos alguns exemplos interessantes de tomadas de decisão de árbitros ao longo do NBB 2011/2012, que aos poucos vamos comentar por aqui.

Árbitros fazem parte do espetáculo e nossa arbitragem está entre as melhores da modalidade. Mas, é óbvio, há sempre algo pra melhorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário