sábado, 2 de junho de 2012

A hora e a Vez de Neto


Esta semana José Alves Neto foi anunciado como novo técnico do Flamengo em substituição ao argentino Gonzalo Garcia, que ficou dois anos no cargo. Será um grande desafio, mas sem dúvida, Neto merecia isso. Após vários anos de bons trabalhos, em especial nesta temporada do NBB, durante a qual ficou a frente do modesto time de Joinville. Há quem diga que ele ainda não obteve grandes resultados (títulos), mas é verdade também que ainda não tinha recebido a oportunidade ou, ainda seu momento de pleno amadurecimento como treinador não tivesse sido alcançado. Gosto muito do trabalho dele (assim como os de Regis Marrelli, José Carlos Vidal e Gustavo De Conti), e penso que seu jeito de comandar a equipe nos jogos caracteriza um perfil pró-ativo. O que isso quer dizer? Todo treinador é também um gerente. Gerente de relacionamentos, de crises, de produção, etc, e deste modo, deve buscar os melhores meios e métodos para que o desempenho dos atletas seja o melhor possível. Neto sabe como fazê-lo. Não se conhece ainda o elenco do Flabasquete para a próxima temporada, mas creio que a ausência do clube da Gávea entre os finalistas do NBB dois anos consecutivos pode servir de incentivo e justificativa para a montagem de um grupo forte. Até agora, Marcelinho Machado é o único jogador confirmado (renovou por mais três temporadas). Embora alguns críticos se recusem a enxergar, Marcelinho mudou seu estilo de jogo, tornando-se um jogador mais paciente e responsável no ataque e com isso, mais eficiente. O Flamengo deu um passo importante para a reestruturação da equipe. Parabéns Flamengo. Boa sorte Neto!

Um comentário:

  1. O grande problema para montagem do elenco do Flamengo agora não está nas mãos do técnico. Mas vai depender muito da politica do clube. Como todos sabem esse ano tem eleições para presidente do Flamengo. E sabemos que ano eleitoral lá é mais complicado do que ano eleitoral para Presidente da República.
    Se com o futebol que é o carro chefe do clube já é complicado, imagina com os outros esportes.
    Agora é torcer para que eu esteja errado e que a politica não interfira no basquete do clube. Pelo bem do basquetebol brasileiro e para a alegria de toda a Nação Rubro-Negra (porque com o futebol ta complicado né????)

    ResponderExcluir