terça-feira, 12 de junho de 2012

Progressão Pedagógica no Basquetebol

Uma das grandes preocupações que um professor de iniciação ao esporte ou treinador de categorias de base deve ter diz respeito ao que e como ensinar os fundamentos e demais elementos do jogo. Tenho pra mim que da mesma forma que se programa o conteúdo a ser ministrado ao longo das aulas de matemática ano a ano, um programa de treinamento de longo prazo, partindo da iniciação à modalidade, deveria seguir rigorosamente o mesmo aspecto. 

Cada faixa etária deveria ter um certo conteúdo de fundamentos e situações de jogo a serem ensinados. E não mais do que isso. A cada ano (ou categoria) novos elementos seriam apresentados, ensinados, corrigidos e aperfeiçoados, tornando o aprendizado cumulativo e mais consolidado com o passar do tempo. No entanto, para que isso funcione no longo prazo, é imprescindível que os professores e treinadores elaborem com antecedência e sigam seu programa de treinamento de longo prazo. A ânsia pela conquista precoce de títulos e vitórias estratégicas nas partidas pode desviar o foco deste processo e causar, tempos depois, inconsistências no rendimento dos atletas no final de sua fase de formação. 

Assim, jogadas ensaiadas, defesas mistas ou por pressão quadra toda não deveriam fazer parte da primeira fase da iniciação ao esporte. isso pode fazer ganhar jogos e campeonatos nestas categorias mais jovens, mas certamente queimará etapas no processo de formação dos atletas, criando lacunas em seu desenvolvimento. 

Respeite o momento de cada ensinamento. Desta forma, ele tenderá a ser duradouro! Ensine a jogar, não a fazer jogadas, que nada mais são do que coreografias não compreendidas pelos executantes. Ninguém perde o emprego de técnico de categoria de base por falta de títulos, mas sim por falta de controle, falta de bom senso, por conduta inadequada, etc. Deixe as vitórias e os títulos surgirem como resultado natural de um processo pensado, elaborado, debatido, executado, avaliado e reestruturado a cada vez. Não é proibido ser campeão. Só não faça disso o seu único objetivo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário