sábado, 16 de junho de 2012

Expansão do NBB para o Nordeste


Fortes rumores apontam para a criação de uma nova equipe para disputar o NBB 5 fora do eixo Sul-Sudeste, de onde vêm a maioria dos clubes. É um time da capital cearense, Fortaleza. Como nenhum clube específico ou patrocinador foi anunciado até o momento, continuaremos a chamá-lo simplesmente de Fortaleza. Gosto muito dessa ideia. Moro no nordeste há quase 6 anos e vi como o basquetebol daqui tem potencial, mas falta gerenciamento e investimento. Há treinadores abnegados, mas que nem sempre recebem eco de suas ações daqueles que detém o controle administrativo e financeiro do esporte ou do Estado.

Penso que a entrada deste novo time pode dar luz a uma enorme seara de jogadores que não tiveram até então oportunidade de aparecer para um público além dos amigos e família. Portanto, espero que a formação deste time possa mesclar jogadores consagrados, como o ventilado interesse em Manteiguinha e Rogério Klafke, com jogadores da região nordeste. Temos muitos jogadores de qualidade aqui em cima, mas faltam estrutura e visibilidade.

Alberto Bial tem aparecido como provável técnico do time. Experiente, conhecedor do esporte, mas principalmente, carismático, atributo indispensável para este início de projeto. Contudo, assim como com os atletas, penso que a comissão técnica também deve dar oportunidade para os profissionais de lá participarem. Em nossa opinião, este seria uma forma de legado esportivo, não só para a cidade de Fortaleza, mas também para a região nordeste como um todo.

Na região, existe há alguns anos a Liga Nordeste de Basquetebol, que no ano de 2011 organizou a 4ª Supercopa Nordeste de Basquetebol agregando um pouco mais de 140 equipes jogando simultaneamente nos nove Estados da região. Certamente, atletas e treinadores de qualidade se apresentaram por lá. Falta agora garimpar as informações e descobrir novos talentos para o basquete nacional. O fato é que não há razão para se abrir uma franquia do NBB em Fortaleza se não forem utilizados atletas da região.

Espero que tudo dê certo, e que a praia de Iracema seja o novo point da Liga Nacional de Basquete.

4 comentários:

  1. Dúvida : Basta criar um time e atender aos requisitos da LNB e participar ? Achei que tinha que participar de campeonatos inferiores igual o Palmeiras fez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rick!

      Na verdade existem duas formas de acesso. Uma é via Supercopa Brasil que agrega os vencedores da Copa Brasil de cada região, e para estas, cada Estado indica seus representantes. Há duas temporadas que esse processo está em vigor. Esperamos que a Supercopa Brasil possa se tornar a Liga B, ou a divisão de acesso para o NBB.

      A outra forma é via compra de franquia. Quando a Liga Nacional de Basquete foi criada, cada clube fundador adquiriu uma franquia do NBB. A proposta da Liga é expandir o NBB.

      Excluir
    2. Continuando...

      No NBB4 deveriam participar 16 equipes, mas o time de Vitória precisou se licenciar. Para o NBB5 já temos o afastamento anunciado de Limeira e Araraquara, o que abre a possibilidade de três equipes comprarem estas franquias. Há dois times interessados até o momento: Fortaleza e um projeto associado das cidades de Assis e Suzano.

      Independentemente da via de acesso ao NBB, toda equipe deve atender a uma série de quesitos para ter seu ingresso no NBB aprovado pela Liga. Tijuca, Liga Sorocabana, Mogi e Palmeiras, conquistaram direito a pleitear uma vaga, mas caso não atendessem aos critérios de entrada, não participariam do NBB, ainda que fossem os campeões e vicecampeões da Supercopa Brasil.

      Espero ter ajudado!

      Forte abraço e Boas Cestas!

      Excluir
  2. Limeira ainda não anunciou afastamento e nem deve anunciar. A equipe só deve ser mais modesta.

    ResponderExcluir