sábado, 2 de junho de 2012

Final do NBB


Não podemos dizer que a final do NBB foi um jogaço, uma partida espetacular e imprevisível. Tivemos vários outros jogos mais emocionantes ao longo da temporada, inclusive entre UniCEUB Brasília e São José/Vinac, decidido no último segundo após um roubo de bola e bandeja de Ricardo Fisher. Mas dessa vez não. Dessa vez, os times pareciam demasiadamente ansiosos, principalmente São José, e isso refletiu diretamente sobre suas atuações. Brasília, graças a uma maior experiência em decisões (nunca ficou fora de uma final do NBB), manteve a calma e conseguiu abrir diferença inicial de 10 pontos. São José se recuperou e fez a diferença cair para quatro pontos no final da primeira metade do jogo. Mas nunca passou disso. Brasília continuou todo o jogo à frente do placar. A defesa brasiliense tinha o sangue nos olhos característico das equipes campeãs. Pareciam mais determinados a cumprir sua tarefa em quadra. Alex, o melhor defensor do país, e pra mim melhor jogador da competição, comandou o sistema defensivo montado pelo técnico José Carlos Vidal para parar a dupla Fúlvio-Murilo. O jogo forte da dupla foi o pick-and-roll ao longo de toda a temporada, mas na final, não conseguiram executar suas jogadas. Alírio, que foi o jogador que mais evoluiu nos últimos anos desde que saiu do Flamengo, foi extremamente eficiente na defesa sobre Murilo. Nezinho e Arthur souberam ditar o ritmo de jogo dentro da quadra, e Guilherme Giovannonni, este sim, foi espetacular. Tanto que foi contemplado com o título de MVP da final. UniCEUB Brasília mereceu o título. José Carlos Vidal mereceu o título. Mas verdade seja dita, São José e Regis Marrelli também mereciam o título. Talvez esteja por vir nos próximos anos. Num país que só valoriza o primeiro lugar, o time do vale do Paraíba deu provas de que vale a pena olhar mais embaixo na tabela de classificação. Parabéns a todos que participaram da temporada 2012/2012 do NBB. 

Um comentário:

  1. Na minha opinião essa diferença entre as duas equipes na final, se deve principalmente por três motivos. o primeiro, citado por você, é justamente a grande experiência da equipe de Brasilia em decisões. Experiência essa que faltou a equipe de São José.
    O segundo motivo, pelo menos nos momentos que eu assisti (infelizmente não consegui assistir ao jogo todo) foi a falta agressividade defensiva da equipe São José. Num determinado momento do 4º período, no qual a diferença não era tão grande no placar, e ainda dava para recuperar, a defesa de São José realizou uma marcação zona 2-3, que poderia ser trocada por uma marcação mais forte para o momento do jogo. Pois, perder de 10 ou de 20 pontos não faz diferença.
    E o terceiro motivo, seria que a final foi decidida em um jogo só e não uma melhor de 5 como foram os playoffs. Talvez a diferença não fosse tão grande nos jogos, pois o nervosismo da equipe de São José não fosse tão grande e não influenciasse no decorrer da partida. Não acho a decisão em jogo único justo nem para as equipes, mas principalmente para torcidas, que vinham lotando os ginásios, tanto em São José (sempre fazendo lindas festas e jogando junto com a equipe, foi importantíssima nos jogos da semi-final contra o Flamengo), quanto em Brasília. E fazer o jogo em um ginásio neutro não é fácil para as torcidas no Brasil, já que as estruturas nos transportes aqui não são iguais à Europa, onde você atravessa o continente praticamente inteiro de trem.
    É claro que esse terceiro motivo é baseado no "talvez". e nem "talvez se tivesse mais jogos" e nem "se aquela bola caísse" vai mudar o resultado da decisão e apagar o brilho da temporada das duas equipes.
    Parabéns à Brasília pelo título, mas parabéns para equipe e para torcida de São José que fizeram uma linda campanha no NBB 2011/2012.
    Que venha o NBB 2012/2013!

    ResponderExcluir