terça-feira, 19 de junho de 2012

Hoje é Dia do Árbitro de Basquetebol


Hoje no twitter circulou uma notícia interessante, mas não confirmada até o momento. Ao que tudo indica, hoje, dia 19 de junho, é o dia do árbitro de basquetebol. Não sei se é verdade, mas mesmo assim, presto aqui minha homenagem a estes personagens do esporte. Sem os árbitros, não há esporte de alto rendimento. Bater uma pelada sem compromisso, é até possível, mas um campeonato de verdade precisa da equipe de arbitragem.

A arbitragem de basquetebol é, ao meu ver, uma das mais difíceis entre todas as modalidades olímpicas. A evolução das regras, dos jogadores e do próprio estilo de jogo obrigou a equipe de arbitragem a aumentar de dois para três integrantes em quadra. Hoje, os atletas são maiores, mais fortes e mais rápidos que há 20 ou 40 anos. Além disso, a disputa pelo espaço tornou o jogo recheado de contato físico.

A introdução da linha de arremesso de 3 pontos fez o campo real de jogo se expandir um pouco, mas mais recentemente, o aumento do tamanho da área restritiva (garrafão), encurtou os espaços novamente. É difícil ver tudo o que acontece no jogo, mas isso não é aceito como desculpa para erros dos árbitros.

Penso que um time só deveria reclamar dos erros de arbitragem se fizer uma partida perfeita, sem erros de passe, de arremesso, de postura ou movimentação defensiva. É muito mais conveniente fechar os olhos para nossas próprias falhas e transferir a culpa pela derrota para aqueles indivíduos “que não podem errar”.

E quem nunca errou que atire a primeira pedra...

Parabéns árbitros! E obrigado!

Um comentário: